Por que participar?

A Prefeitura de Campo Grande realiza diversos eventos, ações esportivas e culturais com foco no cidadão e que estão reunidos no Participa Campo Grande. Agora o cidadão pode ter acesso a todos através de um cadastro único.

Sobre o Participa Campo Grande

CAMPO GRANDE: CIDADE INTELIGENTE

O modelo de Cidade Inteligente escolhido pelo Prefeito Marquinhos Trad e pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação – AGETEC é baseado na ideia de que quanto mais o cidadão participa, interagindo com a administração, mais rapidamente tornamos Campo Grande uma cidade muito mais digna, humana e parecida com aquele que aqui reside. E assim foram desenvolvidas e entregues nessa gestão as ferramentas de participação popular “Fala Campo Grande”, “Todos no Ônibus” e o “Portal do Cidadão”.

Cada qual com a sua finalidade, hoje o cidadão campo-grandense interage com o Poder Público, oferecendo sugestões, reclamações e até enviando elogios. Os serviços oferecidos de forma online pelos órgãos são acessados de forma muito mais rápida e otimizada. A quantidade de usuários no transporte público municipal foi ampliada, tornando-o muito mais acessível às pessoas que possuem restrições e dificuldades de visão e locomoção.

SOBRE O PARTICIPA CAMPO GRANDE

Mantendo essa linha de ação voltada à participação popular com inclusão social, a Prefeitura de Campo Grande vai oferecer ao cidadão a plataforma Participa Campo Grande. Idealizada e desenvolvida pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), o cidadão terá a oportunidade de acompanhar e participar mais efetivamente das ações oferecidas pelos diversos órgãos da administração municipal, seja na área do esporte e do lazer, da saúde, da educação, dos eventos culturais, das ações sociais e muito mais.

A ferramenta possibilitará que qualquer cidadão acesse a plataforma online através do computador ou smartphone, faça o seu cadastro e crie um cartão digital personalizado do Participa Campo Grande. Com esse cartão, que poderá ser armazenado digitalmente, ao participar das atividades disponibilizadas pela plataforma irá receber uma pontuação, que posteriormente poderá ser resgatada na forma de premiações ou benefícios.

O objetivo não é estimular a competição entre os munícipes e sim oferecer a ele uma recompensa por participar das atividades oferecidas, fomentando o envolvimento de todos, independentemente da classe social, idade ou sexo.

Para o aperfeiçoamento contínuo dos serviços que irão compor a plataforma, cada participante poderá opinar e enviar as suas ideais, além de acompanhar online e em tempo real todos os eventos que participou e a pontuação que recebeu em cada um deles. O universo de ações que poderão fazer parte do Programa Participa Campo Grande é amplo, podendo se estender a todos os bairros e diversos tipos de atividade.

Para que se tenha uma ideia, Campo Grande era reconhecida como a terceira capital mais sedentária do país, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. A solução desses problemas sociais é de responsabilidade do Poder Público, motivo pelo qual hoje encontramos um cenário totalmente diferente com atividades esportivas e de lazer sendo oferecidas em quase todos os parques esportivos e praças municipais.

Justamente por isso é que a plataforma terá início em uma parceria com a FUNESP, onde a partir do mês de outubro o cidadão cadastrado já poderá emitir o seu cartão digital do Participa Campo Grande, para pontuar e acompanhar as atividades oferecidas na área.

Importante frisar que plataforma faz parte de um conceito de cidade inteligente onde o Poder Público estimula a participação popular para ajudar a solucionar problemas locais. Ela não é obrigatória a nenhum cidadão, que poderá continuar participando de todas as atividades do Município sem a necessidade de adesão ao programa ou emissão do cartão digital.

A evolução do Programa Participa Campo Grande contemplará novos módulos, com mais serviços, que serão lançados gradativamente pelo Município.

Uma cidade mais viva, mais feliz, mais justa, essa é a cidade que queremos. Participe!